Alimentos consumidos em Festas Juninas

Alimentos deliciosos que todos esperam comer nas festa juninas!

 

Uma das comemorações mais tradicionais e aguardadas do calendário brasileiro, as festas juninas são celebradas em grande parte do país, de norte a sul. Em cada estado a festa assume características diferenciadas, com modos particulares de danças, comidas e vestimentas que variam de acordo com as tradições e costumes do lugar.

As festas juninas acontecem por todo o mês de junho, em homenagem aos três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Trazida ao Brasil pelos portugueses, a tradição de festejar os santos do mês de junho, com o passar do tempo, foi se mesclando aos costumes dos povos indígenas e africanos até assumir o caráter das festas juninas que se conhece hoje. Essa festividade possui uma presença marcante e grande para a cultura brasileira, por ser ela, uma das festas mais antigas e extensas aqui já realizadas. E, sobretudo, pelo grande apelo turístico e econômico que o acontecimento possui.

Quando falamos em festa junina, logo nos vem à mente a fartura da culinária  presente nesses festejos, não é mesmo?

Onde são servidas uma infinidade de delícias,  preparadas geralmente à base de milho. Para você saber mais, separamos uma seleção com os alimentos mais consumidos nas festas juninas.

Comidas de milho

O milho está presente na maioria das gostosuras típicas juninas e reina como ingrediente estrela das festas da época. Isso, por ser a colheita do cereal realizada durante o mês de junho.

Dentre os quitutes mais encontrados estão o curau, a pamonha, o bolo e o creme de milho, a canjica, a broa de milho, a pipoca, o cuscuz, a torta e o mingau de milho, além do milho consumido in natura assado ou cozido.

Arroz doce

Tradicional nos eventos juninos, o arroz doce cremoso nunca falta nessas festas por ser delicioso e prático de preparar. Sua composição leva basicamente leite, arroz, canela e algumas especiarias. Pode ser servido tanto morninho como gelado.

Bolinho caipira

Feito de milho e recheado com carne moída bem temperada, o bolinho caipira não sai das mesas juninas do sudeste do país. Principalmente no interior paulista, onde é bastante apreciado.

Pinhão cozido

Bastante saboroso, o pinhão é muito consumido e requisitado nas festas juninas do sul do país.

Pode ser preparado cozido em panela de pressão, o modo de consumo mais tradicional na época junina, ou ainda assado em fogão a lenha.

Maçã do amor

A famosa maçã do amor, que faz a alegria dos românticos e casais apaixonados, é uma iguaria antiga e que ainda tem presença cativa nas barraquinhas e quermesses do festejo junino.

Pé-de-moleque

Feito à base de amendoim, açúcar ou rapadura, o pé-de-moleque é um doce típico que nunca fica de fora das festividades do mês de junho e agrada em especial a criançada.

Bom bocado

O bom bocado é outra guloseima açucarada que é sempre servida e muito pedida nessas festas.

Existem variadas versões de receitas de bom bocado, porém a mais consumida no período junino é feita usando a mandioca e  coco como ingredientes principais.

Os ingredientes para fazer todas essas deliciosas comidas típicas juninas você encontra nos Supermercados Jacomar. 

Com muita tradição e investimento em tecnologia e inovação, o Jacomar oferece aos seus clientes os melhores produtos com muita qualidade a preços baixos.

Conheça nossas ofertas semanais e saiba onde encontrar uma loja de nossas lojas perto de você.

Através do site: http://www.jacomar.com.br/site/home  ou ligue: 3386-8200

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são requeridos *