Batata doce: nutritiva, saborosa e cheia de benefícios

Além de uma batata doce ser um alimento nutritivo, ela é muito saborosa. Conheça alguns motivos para adotá-la na sua alimentação.

Com origem nas Américas e bastante rica em açúcares que auxiliam na manutenção do nível glicêmico do nosso organismo, a batata doce pode ser uma grande aliada daqueles que buscam uma alimentação saudável. Devido ao grande número de minerais como, por exemplo, potássio, cálcio, sódio e ferro além das vitaminas A, C, D B6 e B12, o consumo de bata doce pode trazer vários benefícios para nossa saúde.

Esse tubérculo é uma grande fonte de compostos naturais interessantes para a nossa saúde, como é o caso do betacaroteno e a antocianina. No caso da antocianina, esse composto é nada menos que um pigmento natural fornecedor de benefícios anti-inflamatórios para a pele. O betacaroteno, por sua vez, pode ajudar na redução do risco de doenças crônicas como o câncer além de doenças cardiovasculares.

Principais vantagens no consumo da batata doce

Um dos pontos mais importantes é justamente o auxílio no ganho de massa muscular. Por isso, esse alimento é um dos mais populares entre fisiculturistas e pessoas ligadas a musculação. Como se trata de um alimento rico em carboidratos, a batata doce irá fornecer mais energia para o seu organismo, dessa forma, potencializando o seu treino e permitindo que você obtenha melhores resultados na sua atividade física.

Fibras e potássio também estão presentes em abundância na batata doce. As fibras são responsáveis pelo controle do apetite, manter uma digestão saudável, queimar gorduras além de ajudar na reconstrução de músculos. O potássio também tem os seus benefícios:  no controle muscular, funções nervosas e equilíbrio de eletrólitos.

A batata doce também pode ser um importante agente quando o assunto é a perda de peso. Esse tubérculo é uma boa fonte de fibras alimentares capazes de reduzir o açúcar no sangue e os picos de insulina, o que pode acarretar, por exemplo, na diminuição da gordura da barriga.

Também é importante destacar a presença de vitamina B6 na bata doce. Tal vitamina é capaz de reduzir a homocisteína em nosso organismo. Para quem não sabe, este é um aminoácido que, caso seja encontrado em grandes quantidades no plasma sanguíneo, poderá resultar numa maior propensão a doenças degenerativas vasculares como é o caso do infarto. O potássio, já mencionado aqui, ajuda na redução da pressão arterial, que resulta num maior equilíbrio de fluídos que atuam diretamente nos batimentos cardíacos.

Posso comer batata doce com a casca?

Não chega a ser uma heresia comer a bata doce sem a casca, mas é bom lembrar que você deixará de adquirir todos os benefícios que esse tubérculo oferece. Para se ter uma ideia, apenas a casca da batata doce pode conter mais vitamina C do que uma laranja inteira.

Além disso, saiba que é na parte de casca que são encontrados a maior parte do potássio e das fibras presentes neste alimento. Com isso, é uma grande vantagem ingerir a casca da batata doce de forma a adquirir todos os benefícios aqui citados.

Como utilizar a batata doce em receitas juninas?

O mês de comemoração das Festas Juninas é bastante especial no Brasil, haja vista a forte tradição de comemorar essa época em todo o país. Mas a pergunta que fica é: como posso usar a batata doce nessa época? Você pode utilizar de várias formas, desde receitas típicas da época até como acompanhamento.

Uma das receitas juninas mais tradicionais e que tem a batata doce como principal ingrediente é o famoso docinho de batata doce. O mais legal de tudo é que esta é uma receita simples e muito deliciosa. Os ingredientes são:

  • 500g de batata doce, podendo ser roxa ou branca;

  • Duas xícaras (de chá) de açúcar;

  • Uma colher (de sopa) de suco limão;

  • Cravo da Índia a gosto.

O modo de preparo é bastante simples.

Primeiramente, em uma panela, mistura a batata, o suco de limão e o cravo. Leve ao fogo médio, sendo que será preciso ficar mexendo constantemente por cerca de 20 a 25 minutos ou até que a mistura desgrude do fundo da panela. Agora você deve desligar o fogo e retirar os cravos. Pronto, basta inserir o doce num saco de confeitar com bico pitanga e começar a moldar os docinhos de batata doce.

Você pode adquiri-la nos Supermercados Jacomar. Sempre com verduras de muita qualidade, o Jacomar oferece aos seus clientes o sabor direto da horta para a sua refeição.

Conheça mais sobre o Jacomar em http://www.jacomar.com.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são requeridos *