Conheça os benefícios do azeite de oliva

O azeite de oliva é bastante utilizado para dar um toque final na preparação de pratos quentes e frios, como tempero de saladas ou misturado em receitas de molhos.

Utilizado há milênios, o azeite, apelidado na antiguidade de “ouro líquido”, é mundialmente famoso por seus incontáveis benefícios à saúde. Originário da Ásia, seu uso começou a ser disseminado pelos Fenícios, por volta do século 16 a.C. Mas foi, principalmente, com os povos gregos e romanos que o azeite teve o seu auge e ganhou o status que tem até hoje, passando a ser amplamente consumido e valorizado como alimento nobre.

Conheça, abaixo, os principais benefícios do azeite de oliva e saiba como acrescentar esse riquíssimo alimento no seu dia a dia!

Combate doenças crônicas e degenerativas

Composto por ácido oleico – um tipo de ácido graxo monoinsaturado que não se transforma em gordura maléfica no organismo – e componentes antioxidantes, o azeite de oliva é indicado no tratamento de doenças autoimunes, que possuem efeito degenerativo ao corpo e cérebro. A exemplo do Alzheimer, câncer, Parkinson, esclerose múltipla, fibromialgia, lúpus, diabetes, pressão alta, etc. Utilizar diariamente o azeite de oliva na comida ajuda a retardar a evolução dessas doenças e aliviar as dores sentidas.

Possui ação anti-inflamatória

Quem possui problemas articulares crônicos, ocasionados por algum tipo de lesão, musculares ou até mesmo mulheres que sofrem de cólicas menstruais irão se beneficiar bastante dos efeitos proporcionados pelo azeite de oliva. Cheio de componentes de alto valor nutricional e anti-inflamatório, como os flavonoides e polifenóis, o azeite de oliva é um combatente poderoso contra inflamações e dores.

Aumenta os níveis de HDL no sangue

Se você sofre de colesterol alto, o azeite pode ser um ótimo aliado para melhorar sua saúde. Consumir regularmente esse alimento ajuda a desobstruir as artérias e diminuir a concentração do LDL (colesterol “ruim”) do sangue. Adotá-lo na alimentação diária auxiliar a reequilibrar os níveis de colesterol, além de contribuir com o aumento do colesterol HDL, conhecido como o colesterol benéfico.

Ajuda a emagrecer

Para emagrecer, além de praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável é preciso incluir no cardápio rotineiro alimentos que sejam fontes de gorduras boas, tal qual o azeite de oliva. Ele evita os picos de insulina no sangue e ajuda a manter a fome controlada. Sendo uma excelente opção para quem vive em guerra com a balança e deseja perder aqueles quilinhos a mais.

É um excelente cosmético

Rico em Vitamina E, considerada uma das vitaminas da beleza, o azeite de oliva ajuda a retardar as ações do tempo na pele e pode ser usado para melhorar a aparência como um todo. Para ganhar uma pele mais sedosa e cabelos mais bonitos, a dica é usá-lo puro e incorporado às receitas caseiras de hidratação capilar, facial e corporal.

Principais tipos de azeite de oliva

O azeite de oliva é um óleo puro extraído dos frutos da oliveira, as azeitonas. Seu modo de extração é artesanal, o que garante a qualidade do azeite e a preservação de seus valores nutricionais. Existem diferentes tipos de azeite de oliva no mercado. Cada um deles trazem características específicas:

Extravirgem: Possui a menor acidez dentre todos os azeites, em torno de 0,8%. É o mais puro e concentrado de sua categoria e o indicado para fins medicinais por possuir inúmeros benefícios à saúde.

Azeite virgem: Está logo abaixo do extravirgem em matéria de melhorias nutricionais. Possui maior acidez e menor pureza que o primeiro, chegando até 2%.

Azeite refinado: O azeite refinado passa por um modo de produção mecanizado e possui modificações químicas, como a mistura de mais de um azeite ou outros tipos de óleos em sua composição. Por esse motivo, não preserva pureza e taxas nutricionais significativas. Possui gosto e cheiro neutro. Sua acidez varia até 1%.

Aprenda como consumir e armazenar o azeite do jeito certo

Nunca utilize o azeite para fritar alimentos. As propriedades benéficas do azeite de oliva são anuladas quando ele é submetido a altas temperaturas. O ideal é usá-lo apenas para dar um toque final na preparação de pratos quentes e frios, como tempero de saladas ou misturado em receitas de molhos, por exemplo.

Para garantir os efeitos medicinais do azeite, procure pelos do tipo extravirgem, por não serem refinados e conterem pouca acidez. Eles devem vir em embalagens de vidro escuras. O recomendado é consumir de uma a duas colheres de sopa por dia. O produto precisa ser armazenado em ambiente escuro e longe da luz solar.

Pensando em incluir o azeite de oliva na sua dieta?

No Supermercado Jacomar você encontra as melhores marcas e diferentes tipos de azeite de oliva, além de outros produtos da mais alta qualidade a preços justos. Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são requeridos *