Dicas para deixar sua casa limpa no inverno

A poeira é um dos grandes causadores de alergia, principalmente no tempo frio.

O inverno está chegando e, junto com o frio, ele traz também, para as donas de casa, algumas preocupações com a limpeza do ambiente.

Infelizmente, esse período também é bastante propício para a proliferação de micro-organismos que causam doenças. Portanto, manter a casa limpa e arejada é fundamental para que a sua família fique protegida de qualquer agente nocivo e possa usufruir do aconchego do ambiente de maneira segura.

Como deixar a sua casa limpa no inverno

Mantenha a casa arejada

Tudo bem que no frio, o que mais queremos é ficar em um lugar quente e livre das correntes de vento. No entanto, para que a casa fique arejada é essencial que ela fique aberta, pelo menos uma hora por dia, para a entrada e troca do ar.

Aproveite o momento em que está fazendo a faxina para manter portas e janelas abertas e deixar entrar o ar que vem de fora e algum raio solar. Assim, você fica livre do mofo e dos ácaros.

Elimine a poeira

A poeira também se acumula durante o inverno, então, tire o pó dos móveis pelo menos três vezes por semana usando um pano úmido. A poeira é um dos grandes causadores de alergia, principalmente no tempo frio.

Evite varrer ou espanar o chão e os móveis. A poeira estará apenas mudando de lugar e sua família ficará sujeita às alergias. Não se esqueça de limpar os cantinhos das paredes e dos móveis também.

Limpe bem o banheiro

Por conta da umidade e dos banhos quentes, o banheiro é um lugar bastante propenso a acumular bactérias e outros agentes nocivos. Mantenha esse cômodo sempre muito limpo. Use um limão para retirar mofos das paredes, se houver.

Troque a roupa de cama

Outro lugar que acumula muitos ácaros é a roupa de cama. O ideal é fazer a substituição a cada sete dias, além de lavar lençóis e cobertas que estejam guardados há muito tempo.

Troque os móveis de lugar

Quando você troca os móveis de lugar evita que a poeira se acumule em um determinado local. Se possível, faça essa mudança a cada 15 dias.

Lave os tapetes e as cortinas

Quem sofre de algum problema respiratório tem a doença agravada durante o inverno por conta do frio e proliferação dos ácaros. Tapetes e cortinas são peças conhecidas por acumular bastante poeira, portanto, não se esqueça de lavá-los corretamente e com frequência. Depois de bem secos é que você pode reinstalar esses itens na sua casa.

Organize os armários

Aproveite que ficará mais tempo dentro de casa e arrume os seus armários. Retire peças que não usa mais e faça o descarte correto ou doação e capriche na limpeza. Lembrando sempre de usar um pano úmido para não espalhar a poeira.

Cuide das suas roupas de inverno

Pouco antes da chegada do inverno comece a lavar as roupas que serão usadas nesta época como cachecóis, edredons, luvas e casacos. Deixe-os secar bem ao sol e mantenha-os limpos para a hora certa de usá-los.

Produtos de qualidade

Se você vai aproveitar o frio do inverno no conforto da sua casa, mantenha tudo limpo e protegido. Aproveite para conferir todas as ofertas disponíveis no Supermercado Jacomar. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são requeridos *