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26

ago

Jacomar indica: alimentos que vão lhe dar muito mais energia e disposição!

By: Jacomar

ligado: agosto 26, 2019

In: Novidades

Tá precisando de um gás no seu dia? Então confira nossas dicas de alimentos para espantar a preguiça

A correria do dia a dia pode acabar com as energias de uma pessoa, e isso afeta nosso rendimento no trabalho e em nossas atividades, e compromete também nossa capacidade raciocínio e nossa resistência imunológica.

Nosso corpo processa tudo o que comemos para transformar em energia, e essa energia é utilizada para diversas funções: manter os batimentos cardíacos que bombeiam sangue para todo o corpo e regular a temperatura interna do organismo são só algumas delas.

Como seguir uma dieta rica em nutrientes e vitaminas nem sempre é tarefa fácil, separamos aqui alguns alimentos que irão ajudá-lo a manter suas reservas de energia altas – e de quebra ainda oferecem benefícios extras ao organismo;

 

Chá verde

O chá verde é uma fonte de cafeína um pouco mais saudável do que o café, e como a gente bem sabe, a cafeína é um estimulante natural, ótimo para espantar o sono e dar um gás na hora de combater o cansaço.

Mas não para por aí: a cafeína também é considerada termogênica, ou seja, ela acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e otimizando a queima de gordura, além de ajudar na digestão.

Mais uma vantagem do chá verde: ele é antioxidante. Isso quer dizer que ele é capaz de retardar o envelhecimento celular, pois combate os radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento da pele e do organismo.

Como se isso não fosse o bastante, o chá verde também auxilia na melhora do humor e causa uma gostosa sensação de bem-estar, pois traz em sua composição um aminoácido que quando aumenta a produção de dopamina e serotonina – substâncias químicas que ajudam a regular o humor e são essenciais para o bom funcionamento do cérebro.

 

Chocolate amargo

Chocolate é tudo de bom, mas o chocolate amargo ganha pontos extras por trazer menos açúcar, o que lhe permite preservar as propriedades benéficas do produto sem os riscos à saúde que o excesso de açúcar pode causar.

A conta é simples: quanto mais cacau tiver no chocolate, menor a quantidade de açúcar nele e maior a de antioxidantes. Como vimos ali em cima, os antioxidantes são grandes aliados na luta contra o envelhecimento, e também auxiliam no controle da pressão arterial.

O cacau é uma fruta rica em cafeína, e por trazer mais cacau, o chocolate amargo tem uma concentração maior de cafeína, com todas as funções energéticas e metabólicas que explicamos ali no chá verde, mantendo o corpo mais disposto e o cérebro mais alerta e contribuindo com a queima de calorias.

Outra vantagem está relacionada ao colesterol: o alto teor de cacau do chocolate amargo pode aumentar as taxas de HDL (o chamado bom colesterol) e reduzir os níveis de LDL (o colesterol ruim). Claro que não se deve exagerar, e uma porção de 50 gramas diárias pode inclusive diminuir os riscos de infarto e doenças do coração.

 

Oleaginosas

Antes de mais nada, é bom explicar o que são oleaginosas: o termo designa frutas, vegetais e sementes com alto teor de lipídios e que podem ser consumidas in natura. Amendoim, castanhas, amêndoas e nozes são bons exemplos de frutas oleaginosas que são deliciosas e fáceis de consumir!

Sabe o que é melhor: além de gostosas, essas frutinhas ajudam na saúde: todas possuem boas concentrações de magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia do organismo.

As oleaginosas também são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que contribuem com a regulação da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides – que são as gorduras que o organismo tem estocadas, e funcionam como uma reserva de energia –  que podem ser danosas em excesso.

O ideal aqui é fazer um rodízio – comendo castanhas em um dia, macadâmias no outro, por exemplo – para fazer um combo das propriedades e nutrientes de todas elas. Só lembre que essas frutinhas são bastante calóricas, então o consumo deve ser moderado, e uma média de 30 gramas por dia é o ideal para aproveitar seus benefícios sem ter problemas com a balança.

Outros alimentos que podem lhe dar mais energia e aumentar sua disposição são o mel, o açaí e a água de coco.  Sabe o que é melhor? Praticamente tudo o que listamos aqui pode ser incorporado em receitas deliciosas (bolos, tortas, panquecas, doces) que contribuem com nossa saúde – novamente, desde que consumidos sem excesso.

No Jacomar você encontra tudo isso e muito mais para compor uma dieta balanceada, nutritiva e saborosa. Passe aqui para fazer suas compras, e tenha muito mais saúde e disposição na sua vida!