• Entrega em
    domicílio

Confira as ofertas
no tabloide online

Bazar e Eletro em até 6x sem juros
no Cartão de crédito Jacomar

08

abr

Dicas de saúde Jacomar: aprenda como higienizar alimentos e embalagens

By: Supermercado Jacomar

ligado: abril 08, 2020

In: Novidades

Garanta a saúde da sua família antes de preparar alimentos

A quarentena por conta do coronavírus continua, e quem precisa ir para a cozinha certamente tem dúvidas e incertezas sobre a melhor maneira de higienizar os alimentos antes de prepará-los.

Cuidados com os alimentos sempre são importantes, mas em época de pandemia, devemos ter atenção redobrada tanto na hora de comprar quanto na hora de preparar alimentos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas bem úteis para quem não quer descuidar da saúde da família nem mesmo na hora das refeições.

Comece pelo ambiente

O primeiro passo é higienizar as superfícies da cozinha onde serão manipulados ou guardados os alimentos. Isso vale para bancada, pia,despensa, armários, enfim, qualquer lugar por onde seus alimentos vão passar.

Esta limpeza pode ser feita com água e sabão, ou com álcool 70%. Utilize um pano úmido na higienização e, se possível, espere a superfície secar naturalmente.

Não esqueça de lavar bem as mãos

Antes de começar a preparar a comida, lembre-se também de lavar muito bem as suas mãos! Há diversos vídeos e tutoriais ensinando a forma certa de higienizar a mãos. Não basta lavar as palmas: lembre-se das costas das mãos, dos punhos, e de esfregar bem entre os dedos e as unhas.

Higienizando alimentos e embalagens

Bancada e mãos limpas é hora de cuidar dos alimentos: os cuidados variam, de acordo com o tipo de produto, mas, via de regra, limpeza é fundamental.

Vale ressaltar que ainda não existem evidências científicas de que um alimento pode ser vetor de transmissão do coronavírus. Porém, todo cuidado é pouco, então, se você fez compras, saiba agora como higienizar cada tipo de alimento.

Hortaliças, frutas, verduras e legumes devem ser inicialmente lavados com água corrente. O próximo passo é deixa-los de molho em uma mistura de água com água sanitária (uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água) durante pelo menos 10 minutos. Feito isso, enxague tudo em água corrente e deixe secar naturalmente. Agora é só armazenar ou preparar!

Frutas e hortaliças com e sem casca também devem ser lavadas dessa forma. Se estes alimentos forem conservados na geladeira, sem contato com produtos não higienizados, é suficiente fazer esse processo uma única vez, antes de armazená-lo.

Para alimentos embalados ou industrializados (uma caixa de leite, um pote de maionese ou um pacote de arroz), o ideal é limpar as embalagens com um pano com álcool70% e esperar secar naturalmente antes de guardá-los.

É importante guardartudo já devidamente higienizado, seja na geladeira ou na despensa, para evitar contaminação dos alimentos que já estão ali. Então, nada de guardar tudo para limpar depois: a higienização deve ser feita assim que os produtos entrarem na sua casa!

Produtos embalados a vácuo ou em recipientes bem vedados podem ser lavados diretamente embaixo da torneira, com água e sabão.

Se tomar estes cuidados, você garante que o coronavírus fica bem longe da mesa da sua família! ;)