• Entrega em
    domicílio

Confira as ofertas
no tabloide online

Bazar e Eletro em até 6x sem juros
no Cartão de crédito Jacomar

20

set

Vamos celebrar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência?

By: Jacomar

ligado: setembro 20, 2019

In: Novidades

O Jacomar acredita que respeito e inclusão social são essenciais para uma sociedade mais justa

Neste sábado, dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, data que visa chamar a atenção de toda a sociedade para as dificuldades enfrentadas e a superação conquistada diariamente por pessoas que convivem com algum tipo de deficiência.

O fato de a data escolhida ser também o Dia da Árvore (e estar pertinho do início da Primavera, estação das flores) tem um simbolismo especial: na primavera as árvores se renovam, se revitalizam, em um ciclo que representa o renascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência.

A Lei que estabeleceu o dia 21 de setembro como o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência é Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, e sua aprovação representou um grande marco na luta das pessoas com deficiência, pois instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Esta lei criminalizou o ato de “praticar, induzir ou incitar discriminação de qualquer pessoa em razão de sua deficiência”. A lei também considera crime “abandonar pessoas com deficiência em hospitais, casas de saúde, abrigos e entidades assistenciais”, bem como “apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão, benefícios, remuneração ou qualquer outro rendimento de pessoa com deficiência e reter ou utilizar cartão magnético, qualquer meio eletrônico ou documento de pessoa com deficiência destinado ao recebimento de benefícios, proventos, pensões ou remuneração”.

Na prática, a lei está aí para evitar pessoas com deficiência sofram preconceitos e abusos, das mais variadas formas. Independente do tipo de deficiência que lhe acomete, toda pessoa merece ser tratada com respeito e dignidade, e deve poder gozar dos mesmos direitos que qualquer cidadão.

O dia 21 de setembro, porém, não deve ser lembrado apenas pelo “juridiquês” que deu voz aos direitos das pessoas com deficiência, mas principalmente por representar a luta dessas pessoas pela igualdade, pelo seu espaço em nossa sociedade.

Há quem olhe para uma pessoa com deficiência com pena, mas a verdade é que boa parte delas estão habituadas a conviver com sua deficiência por toda a vida. Elas não se vitimizam, aceitam sua situação com garra e determinação, e desejam, antes de mais nada, serem tratadas como iguais, tendo as mesmas oportunidades que qualquer outra pessoa teria.

O Jacomar acredita no potencial do ser humano, e tem orgulho de ter dezenas de pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores. São pessoas honestas e trabalhadoras, que exercem suas funções com dedicação e boa vontade, e sempre fizeram parte dos nossos mais de 53 anos de história. Uma história que é pautada por preço baixo e bom atendimento, mas também por respeito, igualdade e inclusão social.

E claro, a gente também pensa em nossos clientes com deficiência: nossas lojas são equipadas com rampas de acesso que facilitam a mobilidade de pessoas com deficiência. Além disso, temos vagas de estacionamento prioritárias, e nossos funcionários são treinados para oferecer todo o auxílio que for necessário.