• Entrega em
    domicílio

Confira as ofertas
no tabloide online

Bazar e Eletro em até 6x sem juros
no Cartão de crédito Jacomar

02

jan

Uma horta em casa, pode ser uma distração e uma maneira de cultivar as coisas boas da vida!

By: Redação Jacomar

ligado: janeiro 02, 2020

In: Rotina de casa

Confira algumas dicas que podem te ajudar

Já pensou em cultivar uma horta na cozinha? A boa notícia é que não importa se você mora em casa com muito espaço ou em um apartamento: você pode cultivar as suas próprias hortaliças e temperos.

Nada melhor que colher os vegetais naturais e livres de agrotóxicos, certo?

Nesse artigo, você vai aprender as melhores dicas. Vamos começar?

Se a sua cozinha tem muito espaço, pode usar a sua criatividade e montar a sua horta orgânica em bancadas ou painéis, mas se não é o caso, pode escolher um vaso, que pode ser, facilmente, encontrado de vários tamanhos e formatos, garrafas pet ou até latas de refrigerante, caixas de madeira ou pallets, que têm preços mais acessíveis e também combinam com um ambiente mais rústico.

Outra dica para quem precisa aproveitar o espaço, é investir em horta vertical, ou seja, você vai aproveitar os espaços da parede da cozinha. Além de realçar a decoração, é muito prática e pode ser facilmente montada com o uso de vasos ou estruturas em madeiras.

Onde plantar?

Para começar a montar a sua horta, escolha um lugar na cozinha que seja bem arejado e tenha uma boa iluminação, e lembre-se de que a incidência de sol pela manhã é o mais indicado. Não escolha um local escuro ou evite iluminação artificial, uma vez que a planta precisa do sol para sobreviver.

O que plantar?

Além disso, o lugar deve ter pouca umidade e não receber ventos muitos fortes, que vai ajudar a garantir a manter a boa saúde das suas hortaliças. O próximo passo é escolher o que você vai cultivar.

Faça uma lista dos temperos que pretende plantar.

  • Qual é mais consumido na sua casa?
  • Qual o condimento mais usado por sua família?
  • Qual o favorito?

Isso vai ajudar você a escolher. Depois, escolha o local em que a planta vai se desenvolver. Lembre-se de que ela vai crescer de acordo com o espaço que tem. Se você escolher vasos, potes, caixas ou garrafas, por exemplo, faça furos no fundo, para evitar o excesso de água. Aposte em giz, para escrever o nome do tempero e da hortaliça que está cultivando

Como plantar?

Se a terra estiver muito seca, é hora de regar. Assim, procure analisar bem a terra da sua horta, para saber o momento certo de jogar água. A necessidade pode mudar de acordo com a região e o clima. Se você pretende plantar temperos no mesmo vaso, pesquise para saber se elas realmente combinam, pois cada planta tem um tipo de vida e necessidade nutricionais. Podem ser cultivados juntos manjericão, tomate, alface e berinjela, mas hortelã deve ser plantado sozinho.

Por que plantar?

Ao cultivar uma horta, você vai ter economia de gasto, temperos sem produtos químicos, menos desperdício e ainda vai aumentar o seu contato com a natureza. 

 

Que tal começar a cultivar os seus próprios temperos? O próximo passo é com você. wink