• Entrega em
    domicílio

Confira as ofertas
no tabloide online

Bazar e Eletro em até 6x sem juros
no Cartão de crédito Jacomar

07

out

Neste Dia das Crianças, leve a criançada para a cozinha!

By: Supermercado Jacomar

ligado: outubro 07, 2019

In: Novidades

Criança na cozinha, só com supervisão de adulto!

Mas, se tudo for feito com cuidado, cozinhar pode ser divertido e educativo!

O dia das crianças está chegando! Se tem um ambiente que pode ser divertido para programas familiares – desde que tudo seja feito com o devido cuidado, claro – é a cozinha.

Os adultos passam muito tempo na cozinha, e as crianças tendem a ficar curiosas. Trazê-los para perto pode fortalecer os laços entre pais e filhos, e também acaba tendo uma função lúdica e educativa no desenvolvimento das crianças.

Repare: o preparo de alimentos pode ensinar muito sobre desperdício e uso consciente dos alimentos. Também pode ser um bom momento para deixar claro para a criança sobre os perigos que existem naquele ambiente – afinal, temos gás, fogo, eletrodomésticos cortantes, talheres pontudos, e muito mais. Aproveite para ensinar que brincadeira na cozinha, só com a supervisão de um adulto.

E por falar em ensinar, que tal agregar um pouco de matemática nos preparos? Receitas envolvem quantidades exatas de ingredientes – como medir, pesar e fracionar coisas – algo que traz a matemática da teoria para o cotidiano de forma prática, podendo auxiliar no processo de aprendizado.

Por fim, trazer a criançada para a cozinha pode ajudar a desenvolver seu senso de limpeza e organização. É importante deixar claro que as coisas funcionam melhor em um ambiente limpo e organizado. E quanto mais cedo uma criança aprende esses valores, mais cedo ela coloca-os em prática.

Claro que fazer algo que seja interessante para a criançada vai deixá-la mais a vontade e participativa. Pensando nisso, separamos 3 receitas gostosas e simples de fazer, para você preparar com seus pimpolhos!

 

Bolo de caneca de chocolate

Ingredientes:

2 ovos

1/2 xícara (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente

3 colheres (sopa) de leite

3 colheres (sopa) de achocolatado em pó

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de fermento em pó

Margarina e farinha de trigo para untar

Calda:

5 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de achocolatado em pó

1 colher (chá) de margarina

1 colher (sopa) de leite

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture os ovos, o açúcar, a manteiga e o leite com uma colher de pau. Adicione a farinha e o achocolatado peneirados e misture até ter uma massa homogênea. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Despeje a massa até a metade da capacidade de uma caneca e leve ao micro-ondas, em potência média, por 3 minutos. Deixe descansar por 5 minutos.

Enquanto isso, misture todos os ingredientes da calda em uma tigela e leve ao micro-ondas, em potência média, por 3 minutos. Despeje a calda nos bolos, deixe esfriar e sirva.

 

Pirulito de biscoito

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de doce de leite cremoso

1 pacote de biscoito Maria (200g)

3 xícaras (chá) de chocolate ao leite fracionado derretido

Palito de sorvete

Confeitos coloridos

Modo de preparo:

Passe doce de leite em um dos lados de cada biscoito, coloque um palito de sorvete entre eles e feche, formando um sanduíche. Banhe os biscoitos no chocolate derretido, escorra o excesso e decore a gosto com confeitos coloridos. Espete o palito em um isopor e deixe secar ou leve à geladeira. Sirva em seguida.

 

Sorvete de uva

Ingredientes:

1 caixa de gelatina em pó sabor uva

250ml de água fervente

500ml de suco de uva

1 lata de creme de leite

1 lata de leite condensado

Modo de preparo:

Em uma tigela, dissolva a gelatina na água fervente e reserve. No liquidificador, coloque o suco de uva, o creme de leite, o leite condensado e a gelatina dissolvida e bata bem.

Leve ao congelador por 2 horas. Em seguida, bata a mistura na batedeira até ficar cremoso. Volte ao congelador por mais 2 horas. Sirva em seguida.

Reparou que alguns dos preparos envolvem água quente, chocolate derretido, liquidificador, batedeira e micro-ondas, né? Execute as partes da receita que não devem ser feitas pelas crianças, mas deixe-as participar das partes mais tranquilas do processo.

 A família toda vai se divertir, as crianças vão aprender, e de quebra todos vão saborear guloseimas deliciosas!