• Entrega em
    domicílio

Confira as ofertas
no tabloide online

Bazar e Eletro em até 6x sem juros
no Cartão de crédito Jacomar

02

jan

Como organizar uma geladeira?

By: Redação Jacomar

ligado: janeiro 02, 2020

In: Rotina de casa

Confira dicas fáceis e práticas de como limpar e organizar a geladeira da maneira correta

A organização e limpeza periódica da geladeira é importante não apenas do ponto de vista estético ou pela praticidade, mas, sobretudo, para manter a saúde sempre em dia. Pois uma geladeira suja e superlotada sem nenhum critério de armazenamento adequado, se transforma em porta de entrada para que bactérias e fungos oportunistas contaminem os alimentos nela contidos e acabem ocasionando doenças. Manter a geladeira sempre organizada e limpa contribui no aumento da validade e conservação dos produtos. O que faz bem ao seu bolso, pois evita o desperdício e ajuda bastante na economia doméstica. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar!

 

Coloque cada alimento no lugar certo

Todas as peças que compõem o refrigerador não estão ali por acaso e cada um serve para guardar tipos específicos de alimentos. As gavetas mais amplas, que ficam na parte de baixo da geladeira, servem para conservar verduras, legumes e hortaliças. Ponha-os em saquinhos plásticos e coloque na gaveta, mas sem lavar. A lavagem deve ser feita apenas na hora de consumir, isso evita que elas apodreçam rápido.

As primeiras prateleiras, logo abaixo do congelador, são ideais para armazenar alimentos com vida útil reduzida como frios, leites, queijos, alimentos já cozidos, frutas que estragam rápido – mamão, melancia, banana, abacate, manteiga, ovos, etc. Os ovos, ao contrário do que muita gente pensa, nunca devem ser guardados na porta da geladeira. Na porta do refrigerador devem ficar produtos que venham em embalagens menores e tenham poucos dias de vencimento após a abertura, a exemplo dos alimentos em conversa, temperos, especiarias, maionese, pimenta, ketchup, refrigerantes, sucos de caixinha e garrafas de água.

As últimas prateleiras, acima da gaveta grande, por receberem pouca refrigeração, acomodam melhor alimentos menos perecíveis além de frutas e verduras que ainda não amadureceram. Já as proteínas cruas precisam ser estocadas no congelador ou freezer (sempre dentro de bandejas ou vasilhames), assim como as comidas já prontas ou alimentos crus que você deseja estender a durabilidade.

 

Atenção aos prazos de vencimento dos produtos

Para não se perder com os prazos de vencimento dos alimentos e acabar deixando eles estragarem na sua geladeira sem terem sido consumidos, uma boa dica é guardar os mantimentos, principalmente os que forem ao freezer e congelador, em saquinhos plásticos ou recipientes etiquetados com a data de validade. Escolha os transparentes e que sejam hermeticamente fechados para facilitar a visualização do conteúdo e prolongar a durabilidade da comida.

 

Higienize a geladeira de modo eficiente

A higienização do refrigerador precisa ser feita com ela vazia e previamente desligada. Retire as prateleiras e gavetas e lave-as em água corrente usando uma esponja de lavar louças com detergente. O interior da geladeira você pode limpar com uma flanela macia ou esponja embebida em uma mistura de detergente neutro, bicarbonato de sódio (uma colher de sopa) e água. Use um pano limpo para secar toda a área. Para higienizar a parte externa, use apenas detergente ou sabão neutro.

 

Agora é com você! Coloque as dicas em prática e aproveite os benefícios da organização.