• Entrega em
    domicílio

Confira as ofertas
no tabloide online

Bazar e Eletro em até 6x sem juros
no Cartão de crédito Jacomar

20

mar

Sábado é dia de Pizza

By: Jacomar

ligado: março 20, 2019

In: Novidades

A pizza é um alimento apreciado e conhecido no mundo inteiro, especialmente no Brasil. Mas, embora ela tenha fama de ser comida típica italiana, como foi que surgiu a pizza? Engana-se quem pensa que a pizza foi criada na Itália, pois a sua origem foi na antiga Fenícia em aproximadamente 6.000 a.C. (seis mil anos antes de Cristo).Os fenícios já pegavam o pão redondo e chato, conhecido como piscea, assavam em tijolos quentes e acrescentavam carne e cebola em cima. Os egípcios também misturavam água e farinha de trigo para fazer a massa semelhante a uma pizza. Os gregos faziam a massa a partir do grão de bico.

Ocorre que no século XI, este pão foi levado até o sul da Itália, região que hoje é conhecida como Campania. Os napolitanos gostaram da novidade e foram aperfeiçoando a massa e inventando diferentes coberturas com queijo, azeite de oliva e ervas finas. Eles consumiam a pizza em formato fechado, tipo um calzone. Assim, a pizza que conhecemos hoje foi concebida dessa maneira, e o tomate e o orégano foram introduzidos na receita apenas no século XVI pelos italianos.

A primeira pizza no formato redondo com cobertura foi criada em 1889, por Dom Raffaele Sposito, para ser servida à rainha italiana Margherita. Essa pizza foi confeccionada com ingredientes das cores da bandeira italiana: manjericão (verde), queijo (branco), e tomate (vermelha). A rainha adorou a pizza e ela foi batizada de Margherita. A pizza ficou tão famosa que resultou na inauguração da primeira pizzaria do mundo em 1830: a Antica Pizzeria Port’Alba, que passou a ser muito visitada, inclusive pelo famoso escritor Alexandre Dumas. 

No Brasil, a pizza chegou junto com os italianos, no final do século XIX. Ela era consumida entre os imigrantes italianos. Os paulistas foram os primeiros a terem contato com a pizza e acabaram espalhando a receita em todo o Brasil já na década de 50. A cidade de São Paulo é a que possui mais pizzarias no país, produzindo milhões de pizza por ano.

Além das tradicionais pizzarias, a pizza pode ser encontrada também nos supermercados. 

E no Jacomar é ainda melhor, todos os meses, nossas lojas promovem o Festival da Pizza. Neste dia, é possivel personalizar a sua pízza com os recheios que você mais gosta e saborea-la no conforto da sua casa.

Fique ligado nas nossas midias digitais para saber quando acontecerá a próxima edição do Festival da Pizza Jacomar.

Esperamos você!