Calendário do Advento: tradição do Jacomar

Calendário do Advento: tradição do Jacomar

Sabemos que o advento é o período que antecede o Natal, especialmente os 24 dias do mês de dezembro. Mas você sabe como e onde surgiu essa tradição? Vem que a gente te conta tuuuuudo!

Como a tradição da árvore de Natal, o calendário do advento também teve origem na Alemanha. O termo vem da palavra latina adventus e significa “vinda” ou “chegada”. A ideia de marcar os dias que antecedem o Natal começou no final de 1800, quando alguns protestantes luteranos marcavam as portas de suas casas de giz, desde o primeiro dia de dezembro até o dia 24.

A história conta que, no final do século XIX, a mãe de um menino alemão chamado Gerhard Lang grudou 24 balas em um pedaço de papelão para seu filho aproveitar todos os dias do Advento. A ideia ficou com Lang e, quando ele cresceu e se tornou dono de uma gráfica, ele produziu o que se acredita ser o primeiro calendário impresso do Advento em 1908.

O primeiro calendário de Lang apresentava imagens com tema de Natal presas a um pedaço de papelão. Mais tarde, ele modificou a ideia para incluir portinhas para cada data, o que se tornou um sucesso entre os consumidores alemães, e a ideia começou a pegar entre outros fabricantes.

Nos dias atuais, os calendários ganharam novos desdobramentos, até calendário do advento de chocolate existe. As crianças adoram!!!

O período do advento, busca estimular a reflexão e a preparação para o nascimento de Jesus, marcando o início da época festiva e do espírito natalino. Em 2018, o Jacomar trouxe a tradição alemã para dentro do supermercado. Os calendários foram distribuídos durante os meses de novembro, em todas as lojas da rede, para todos os clientes e a tradição se repetiu nos anos seguintes.

Confira todos as nossas criações:

Calendário do Advento 2018

Calendário do Advento 2019


Calendário do Advento 2020






Calendário do Advento 2021





E como manda a tradição, o calendário do advento 2022 já está disponível em todas as lojas Jacomar.

Você tem algum preferido?
Manda pra gente lá no @supermercadojacomar, vamos adorar relembrar esses momentos com vocês!

2Comentários

    • Avatar
      Ieda
      Nov 15, 2023

      E maravilhoso fico esperando o dia chegar para ir buscar o nosso desejo que nuca pare essa tradição, só pedir um ano. Obrigada muitas bençãos a todos da família Supermercado Jacimar.

    • Avatar
      Juliana
      Nov 30, 2023

      Por favor me ensina a montar o calendário desse ano,poderiam fazer um vídeo e mandar no zap de quem é cadastrado

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário:
Digite o código da imagem acima