
Quando o inverno chega, quem gosta de vinho, tem muitos motivos para combiná-lo e harmonizá-lo com deliciosas refeições. O apetite aumenta e também a vontade de reunir amigos em torno de uma seleção de alimentos, queijos e petiscos. E o vinho circula muito bem nessas ocasiões, além de despertar e estimular calorosas conversas.
Além de acompanhar muito bem esses encontros, o vinho também é considerada uma bebida que trás inúmeros benefícios para a saúde. É claro, que sempre bebendo com responsabilidade e moderação. No caso do vinho, a quantidade recomendada é em torno de 1 ou 2 taças por dia.
Os tintos possuem antioxidantes benéficos como o polifenol e resveratrol, que têm efeitos cardio-protetores e propriedades anti-câncer. A pele de uva é especialmente rica em antioxidantes. Uma vez que o vinho tinto é fermentado junto com a sua pele, tem mais antioxidantes do que o vinho branco, que é processado sem a pele da uva.
Confira 6 ótimas razões para colocar o vinho no seu dia a dia:
1 É um escudo natural.
O vinho cria um escudo natural no nosso organismo. Segundo pesquisas da Sociedade Europeia de Cardiologia, basta uma taça por dia para diminuir em pelo menos 11% o risco de infecção por bactérias que causam uma série de doenças, como: úlceras, gastrites, infecções e até mesmo alguns tipos de câncer.
2 Protege o coração.
O consumo moderado de vinho tinto, pode reduzir em até 20% o risco de doenças cardíacas. Também inibem a formação de placas de gordura no sangue e de trombos, responsáveis por infartos e AVCs (Acidente Vascular Cerebral).
3 É ótimo para a pele.
Quem gosta de cuidar da pele, o vinho pode ser um ótimo aliado. O resveratrol, substância presente na pele da uva e no vinho tinto, retarda a ação dos radicais livres, preservando a beleza da pele por muito mais tempo. Os polifenóis também melhoram a microcirculação e a hidratação da pele.
4 Auxilia no tratamento da diabetes.
O vinho, consumido de forma moderada, melhora a sensibilidade das células periféricas à insulina, sendo interessante no tratamento de pacientes com diabetes tipo 2 (não insulino-dependente). Em mulheres, um estudo mostra que o vinho pode reduzir as chances de surgimento de diabetes.
5 Melhora o humor e o sono.
Além de relaxante e aliviar o estresse, o vinho melhora o humor. O consumo na faixa de 2 a 7 taças por semana foi associada a menores taxas de depressão.
6 Vida longa!
E o melhor de tudo: o vinho está ligado à longevidade.
Segundo uma pesquisa da Harvard Medical School, o resveratrol apresenta um efeito antienvelhecimento, estando ligado ao gene SIRT1, que codifica as enzimas e proteínas estruturais em nosso corpo.
Esse é um dos fatores que explica a longevidade das populações do sudoeste da França e da Sardenha, na Itália, onde o vinho é consumido de forma regular, acompanhando as refeições.
*Beba sempre com moderação. E se beber não dirija.
Deixe seu comentário