(41) 3386-8200

Cuidados com a saúde: 8 dicas para melhorar sua qualidade de vida

Cuidados com a saúde: 8 dicas para melhorar sua qualidade de vida

Cuidados com a saúde: 8 dicas para melhorar sua qualidade de vida


O Dia Nacional da Saúde é celebrado anualmente em 5 de agosto no Brasil.

A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela.

A gente não precisa de muito para ser feliz. Em vez de se preocupar com o que você tem ou onde está, o mais importante é dar atenção para seu corpo! Até porque é ele que permite que você vá a todos os lugares, certo? Então, é preciso acertar nos cuidados com a saúde.

Preparamos 6 dicas de cuidados com a saúde que são super simples, não exigem uma mudança drástica, mas, acredite: vão aumentar a sua qualidade de vida! Afinal, não tem nada mais importante do que isto neste momento, não é mesmo?


1- Alimente-se bem!

Ter uma boa alimentação é um dos hábitos mais importantes para todas as pessoas. É por meio de tal ação que seu corpo recebe todos os nutrientes, sais minerais e vitaminas de que precisa para funcionar. Ao cuidar dessa parte, sua qualidade de vida será muito maior.
Para que você consiga ter uma boa alimentação, comece fugindo do conceito "dieta". Se alimentar bem está muito mais ligado a uma alimentação equilibrada do que qualquer outra coisa.
Capriche na variedade e frutas, hortaliças e na variedade de cores. Assim, aquele chocolatinho de sobremesa não vai te fazer mal algum.

2 – Pratique Exercícios.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ideal é praticar 150 minutos de atividade física moderada-intensa por semana. Parece muito, né? Mas isso corresponde a apenas meia hora a cada dia da semana.
O segredo é encontrar uma atividade que seja prazerosa. Se tiver companhia então, a chance de manter a frequência é ainda maior.
Caminhar no parque, fazer um esporte, andar de bicicleta...são tantas alternativas que, se você pensar, com certeza vai ser muito fácil encontrar uma atividade que te agrade.
Então, basta começar.

3 – Beba água

A necessidade de consumo de água varia de pessoa para pessoa. Dependendo do peso, do metabolismo e dos hábitos de vida, você precisa beber uma quantidade variável de líquido. O que não muda é o fato de esse ser um componente essencial, já que o corpo é formado por quase 70% de água.
Andar por aí com uma garrafinha facilita muito a manutenção deste hábito. Se você encontrar alguma dificuldade, basta criar alguns alarmes no seu celular. Assim, fica bem mais fácil lembrar de tomar água.

4 – Durma bem

Uma boa noite de sono não apenas recarrega suas energias, como também faz com que seu corpo funcione da maneira adequada.
Se você tiver dificuldades para dormir, tente criar uma rotina, como definir um horário e diminuir os estímulos quando estiver chegando a hora de se deitar. Evitar tv, celular e ir apagando as luzes, faz com que o seu corpo comece a se preparar para relaxar.

5 – Controle o Stress e a Ansiedade

A mente também deve fazer parte de seus cuidados com a saúde. Afinal, o aspecto psicológico é tão importante quanto o físico, se você quiser a sensação de felicidade plena.
Mas acredite, se alimentando bem, dormindo bem, mantendo-se hidratado e praticando atividades físicas, cuidar da sua saúde mental vai ficar bem mais fácil.
Uma excelente alternativa para cuidar da sua saúde mental é ter um hobby. Pode ser um artesanato, cuidar do jardim e até mesmo cozinhar. Olha que delícia! Isso com certeza só vai te fazer muito bem.

6 – Previna-se

Desde sempre escutamos que prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo? E é verdade!
Esteja atento aos recados que seu corpo envia e respeite-os. Nunca se automedique e não ignore nenhum sinal. Desse jeito, sempre saberá de que o organismo requer e como deixar a saúde em dia.
Por isso, faça visitas regulares ao seu médico, mantenha os exames e check ups em dia.

---
Cuidando de você da sua saúde, você terá uma rotina muito mais feliz e uma qualidade de vida altíssima. É fácil ir percebendo as mudanças positivas e você pode e deve encarar isso como um incentivo para cuidar de você e viver melhor.
Que tal aproveitar esta data, o Dia Nacional da Saúde, e começar?

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário:
Digite o código da imagem acima