(41) 3386-8200

1 ano de pandemia: quais foram os maiores ensinamentos?

1 ano de pandemia: quais foram os maiores ensinamentos?

O texto do blog começa hoje com uma frase que ninguém gostaria de falar: completamos 1 ano de uma pandemia que nos trouxe muitas perdas. Por isso, é muito difícil não fazermos nenhuma reflexão sobre este momento tão complicado que enfrentamos como humanidade.  

O Supermercado Jacomar é uma empresa que se importa com as pessoas, isso é perceptível para nossos clientes e colaboradores. Nosso comprometimento é com o lar, ele está no nosso slogan, é o lugar que queremos nutrir com as melhores coisas. E levamos isso muito a sério. No dicionário, o lar é lugar onde vive uma família, ou seja, é no lar onde se constroem os valores e princípios, é onde os membros de uma família encontram conforto, acolhimento e anseiam estar.  

E, apesar de todas as tristezas e dores que o Coronavírus trouxe consigo, é reconfortante saber que é no lar que nos sentimos protegidos de tudo isso, ao lado das pessoas que amamos.  

Quais recados a pandemia trouxe? 

É complexo afirmar que a pandemia veio para nos ensinar alguma coisa, pois é estranho pensar que algo assim seja necessário para que a humanidade comece a repensar seu estilo de vida. Mas, em meio às perdas, talvez a gente precise tentar tirar ensinamentos desse momento. Só assim, sobreviveremos como humanidade.  

Reconhecer os pequenos gestos 

Quem sabe, a gente não passe a valorizar mais as pequenas coisas do dia a dia? Aquela ligação que você recebe de uma pessoa querida, durante um dia difícil, faz toda a diferença, não é mesmo? O vizinho que lembra de você quando faz uma comida gostosa, ler uma notícia com final feliz já muda o humor, ser mais gentil com o colega de trabalho, brincar com os filhos sem pensar no tempo ou rever aquelas fotos antigas... aproveite cada momento para deixar a rotina menos estressante! 

Cuidar da saúde corporal e mental 

Também aprendemos a definir quais são as nossas prioridades, e sem dúvidas, a principal delas é ter qualidade de vida. Definimos isso nas pequenas escolhas, como no filme que assistimos, no que decidimos ler e consumir no dia a dia. Sabemos que mesmo que pareça insignificante, cada escolha nos trará alguma sensação  seja ela positiva ou negativa, por isso, é essencial fazer escolhas de maneira assertiva!  

Outra prioridade, é que precisamos cuidar mais da nossa saúde. Agora você já sabe que reforçar a imunidade é algo que deve ser feito continuamente, com um conjunto de bons hábitos: sono regulado, alimentação balanceada e atividades físicas. Adiar aquela consulta com o médico? Nunca mais! 

Infelizmente, o confinamento pode causar malefícios ao nosso psicológico, levando às crises de ansiedade ou depressão. Então, mais do que nunca, entendemos como é fundamental cuidarmos, além do corpo, também da nossa mente. Durante a pandemia, muitas pessoas passaram a fazer yoga, meditação e terapia, formas de amenizar toda essa confusão mental que o isolamento social acarretou.  

Ter mais fé 

Só a fé salva. Você já deve ter ouvido essa frase, e ela se mostrou uma grande verdade nos últimos meses. Precisamos ter fé espiritual, porque somente ela nos dá forças para encararmos desafios que estão fora do nosso controle. Mas, precisamos ter fé no plano físico também: na ciência e nos médicos que batalham todos os dias no enfrentamento do vírus. O Brasil teria vivido uma tragédia de dimensões muito maiores se não tivéssemos um sistema público de saúde, que exerce um papel brilhante no atendimento aos infectados.  

Ser mais gentil com o próximo 

Um dos legados mais importantes que a pandemia da Covid-19 deixará para sempre é o de que a solidariedade é a melhor arma para superação! E a solidariedade pode se manifestar de diferentes formas. O isolamento é uma maneira de praticarmos o cuidado com o próximo, afinal, a grande regra da pandemia é ficar em casa, só assim evitamos que o vírus se espalhe.  

Que tal se inscrever em um trabalho voluntário? Em Curitiba e região existem muitos projetos e ONGs que precisam da sua ajuda, independente do que você pode ou saiba fazer, você sempre poderá contribuir de alguma forma! 

O grande recado é que precisamos ser menos egoístas e mais leves. Vamos no conectar com a nossa essência, olhar para dentro para que, depois, consigamos ser melhores com as pessoas em nossa volta. E, quem sabe, transformar a humanidade?  

Você conseguiu tirar algum ensinamento com a pandemia? Compartilhe com a gente!

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário:
Digite o código da imagem acima
Desenvolvido por Bruc Internet