(41) 3386-8200

Como fazer harmonização de comidas e bebidas?

Como fazer harmonização de comidas e bebidas?

Para alguns pode parecer bobagem, mas escolher a bebida certa para o prato, faz o sabor do alimento realçar ainda mais e a experiência gastronômica vai para outro nível! Mas, se você já se interessa pelo assunto e não sabe por onde começar fica tranquilo que aí vão umas dicas: 

Perceba se o prato é mais ácido, salgado, doce, amargo ou gorduroso. A partir daí, você deve encontrar uma bebida que equilibre os sabores, para que um não se sobressaia ao outro, e criando um terceiro sabor: isso é a harmonização! 

Quer saber como escolher a comida pelo tipo de bebida? A gente te conta também:  

Vinhos  

As temperaturas mais baixas chegaram e nada melhor do que uma (ou duas) taça de vinho para acompanhar a refeição! O vinho é muito versátil, quase democrático, mas vale a pena entender um pouco mais a personalidade de cada um deles. Os tintos mais leves vão muito bem com carnes vermelhas fritas ou grelhadas, e também com frango, pizza e massas com molho vermelho. Já os tintos encorpados podem ser acompanhados de carnes assadas e queijos brancos. 

Os vinhos brancos combinam com peixes, frutos do mar e sobremesas com chocolate branco.  

Os espumantes do tipo brut, que apresentam acidez e leveza em boa medida, podem ser servidos com as entradas, como saladas e aperitivos de frutos do mar e também com os grelhados leves e peixes crus, como o sushi. Também harmonizam muito bem com sobremesas que levam frutas.   

Cerveja 

Nada mais brasileiro do que uma boa cerveja gelada! Ela é a campeã dos happy hours e combinam demais com aperitivos fritos, como batata, aipim e bolinhos fritos em geral. Se você gosta de cervejas mais diferentes e cremosas, como Weiss (as cervejas de trigo), elas vão bem com saladas, comida mexicana, massas, pratos leves da culinária japonesa e, assim como a Pilsen, também com comida de boteco. As cervejas do tipo Porter e Stout, normalmente têm sabor mais forte, de chocolate e café, sendo perfeitas para acompanhar os doces da sobremesa.  

 

Whisky 

Sirva seu whisky acompanhado de pratos com frutos do mar, salmão, carnes vermelhas ou aperitivos como nozes, amendoim e castanhas. Se preferir um prato doce, harmonizá-lo com chocolates ou doces a base de castanha e amendoim é uma excelente opção!  

Bebidas não alcóolicas 

Quem disse que a harmonização só deve acontecer com bebidas alcóolicas? Existem muitas opções de bebidas que não levam álcool e diferentes combinações a serem feitas! 

  • Sucos ácidos, como de limão, laranja e maracujá: carnes grelhadas ou comidas muito condimentadas.  

  • Sucos de frutas vermelhas: combinam com carne branca grelhada ou lanches rápidos, como croissants e tapiocas.  

  • Suco de caju: vai muito bem com bacalhau, devido a sua capacidade adstringente. 

  • Chá gelado: que tal incorporar suco de limão ou de pêssego e umas pedrinhas de gelo ao chá mate? Gostoso né? A bebida é ótima para acompanhar massas leves e sanduíches.  

  • Refrigerante: ele é quase uma unanimidade e combina muito com fast foods. 

E aí, já decidiu qual vai ser a pedida de hoje? Seja qual for a combinação e o cardápio escolhido, o Jacomar tem as melhores ofertas pra você! Venha conferir em uma de nossas lojas e surpreenda a sua família com uma refeição digna de restaurante 5 estrelas!  

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário:
Digite o código da imagem acima
Desenvolvido por Bruc Internet