Frutas secas: 10 benefícios que você não conhecia!

Frutas secas: 10 benefícios que você não conhecia!

Uva-passas, tâmaras, damasco... a variedade de frutas secas disponíveis no mercado é grande.  
Você sabia que a técnica milenar de desidratar alimentos é usada para conservá-los e aumentar seu tempo de consumo? No início, a secagem era feita naturalmente, o que levava muito tempo. Hoje, surgiram novas técnicas e máquinas que agilizatodo esse processo. 
 
 
As frutas desidratadas são divididas em 2 grupos: frutos secos oleaginosos (amêndoas e castanhas) e frutas secas (damasco e ameixa). 
 
 
Há quem ame e quem torça o nariz. Mas o que muita gente não sabe é que, além de dar um gostinho peculiar a muitos pratos, as frutas secas trazem muitos benefícios para a saúde! Por isso, hoje trouxemos para vocês os 10 maiores benefícios desses alimentos, confira a seguir:
 

1. Prevenção de problemas hepáticos e câncer

Algumas frutas secas, como tâmara, damasco e banana são fontes ricas em vitaminas A, B e C. Alimentos assim são ideias para prevenir ou controlar anemia e problemas hepáticos. Elas também são essenciais na prevenção do câncer. Elas podem ser consumidas puras, ou com iogurtes, no café da manhã, em saladas ou pratos agridoces, como cuscuz marroquino. 

2. Regulam o funcionamento do intestino 

A ameixa seca é ótima para ajudar a manter o bom funcionamento do intestino. Isso porque ela tem uma alta concentração de sorbitol, um laxante natural. Uma forma de usar a ameixa para regular o intestino é tomando o chá feito com a ameixa seca. Basta deixar três ameixas pretas ferverem em uma xícara de água durante 5 minutos e tomar duas vezes ao dia. As ameixas secas também são ricas em ferro e vitamina K, o que ajudam no fortalecimento dos ossos. 

3. Controle do colesterol 
 
Amêndoas são ótimas para quem precisa controlar o colesterol. O alto teor de ácidos graxos monoinsaturados, conhecidos como “gordura boa”, confere uma série de benefícios ao organismo. Além disso, as nozes diminuem a pressão arterial, prevenindo outras doenças do coração, segundo um estudo publicado no periódico Science Direct.
 
 
4. Função cicatrizante
 
 
As uvas passas auxiliam no desenvolvimento dos glóbulos vermelhosajudando assim na cicatrização de ferimentos e/ou pontos.  
 
 
5. Fortalecimento do sistema nervoso.
 
 
Por ser rica em minerais e as vitaminas do complexo B, a uva passa é ótima para quem sofre de exaustão física, estresse ou fadiga crônica. Elas também evitam a perda de memória. Ainda contam com flavonoides e antioxidantes, que previnem doenças cognitivas, como o Alzheimer.
 
 
6. Ótimas fontes de energia
 
 
Fontes de gorduras insaturadas, as tâmaras, damasco e uvas passas ajudam a fornecer energia e também protegem o coração. Invista em um poderoso mix de frutas secas e oleaginosas para fazer pequenos lanches durante o dia, como amêndoas, nozes, avelãs e pistache.
 
 
7. Ajudam a cuidar da visão
 
 
Por serem ricas em vitamina A, frutas secas como damasco, ajudam a prevenir doenças que afetam a visão. Isso porque a vitamina A protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz.
 
 
8. Aliviam os sintomas da TPM e cólicas
 
 
A irritação, sensibilidade e cólicas são sintomas conhecidos das mulheres no período menstrual. Segundo cientistas, a vitamina B é uma ótima aliada no combate à TPM. E uma ótima fonte dessa vitamina está presente nos pistaches; são 1,7 mg/100 g.
 
 
9. Controlar a diabetes
 
 
Frutas secas como castanha de caju, amêndoas e pistaches têm magnésio, um grande aliado contra a resistência à insulina, evitando o diabetes e ajudando a controlar quem já possui a doença. Além disso, segundo especialistas, o pistache é recordista em potássio (1025 mg), mineral cuja carência é um fator de risco para o diabetes.
 
 
10. Ácido fólico para uma gravidez saudável
 
 
O ácido fólico é uma substância que previne a má formação durante as primeiras semanas da gestação e está presente em amendoins e avelãs na forma de folato (vitamina pertencente ao complexo B). A ingestão diária recomendada para adultos está entre 200 a 400 µg. Os amendoins têm 145 µg para cada 100 gramas, enquanto as avelãs têm 91 µg para cada 100 g.
 
 
 
Gostou dos benefícios e nossas dicas?
 
 
Enriqueça (e intensifique) o seu mix de frutas secas e veja os benefícios na sua vida.
 
Aqui no Supermercado Jacomar você encontra diversas opções.

1Comentários

    • Avatar
      francisca
      Jan 5, 2022

      Otimo post, gostei bastante de ler.

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário:
Digite o código da imagem acima