Dicas de adaptação das crianças na volta às aulas

Dicas de adaptação das crianças na volta às aulas

Com o retorno das aulas, vem também o momento de ressocialização dos pequenos. Mas calma, é possível enfrentar esse período de readaptação sem muito estresse.

Desde o início da pandemia de Covid-19, estamos passando por momentos de constantes mudanças e foi necessário adaptar-se a um novo modo de viver. E não tem sido uma tarefa fácil para nós adultos, quem dirá para uma criança depois de um longo período afastada da escola, dos professores e colegas, tendo aulas através de telas de computadores e celulares, sem ter o convívio social e o contato físico como antes.

No próximo mês, escolas de várias cidades retornam às aulas presenciais e devemos ter cuidado e tentar lidar de maneira correta, para não causar traumas na criança. Confira as dicas que separamos para que esse momento seja mais leve possível:

Tenha paciência
Pode demorar um tempo para as crianças se adaptarem ao espaço e aos protocolos de segurança da escola, às novas vivências, colegas e professores, então tenha paciência e respeite o tempo delas.


Oportunize momentos de escuta
Esse momento tem sido muito delicado. É preciso preparar as crianças para o retorno ao convívio social e compreender o que ele representa para suas vidas e para o seu desenvolvimento. Crie momentos de escuta com seu filho, em que ele possa expressar seus sentimentos. Saiba interpretar o que foi e o que não foi dito. A criança se expressa através de diferentes linguagens.


Questione sobre:
- O que você espera que aconteça na escola?
- Como você se sente estando em sala de aula?
- Alguma coisa te assusta?


A partir das respostas, demonstre que você está disponível e junto da criança para qualquer necessidade que tiver.


Demonstre segurança
As crianças precisam estabelecer ligação com todas as novidades desse novo ciclo, ambiente, pessoas e rotina, para se sentirem seguras e tranquilas. Por isso, demonstre segurança e domínio do que está fazendo, que dará tudo certo nesse processo. Quando toda a família se empenha e envolve, a criança fica mais segura.


Incentive o a gostar da escola
Um ambiente em que a criança sinta vontade de ir e principalmente se sinta feliz, que seja alegre, que represente algo bom. Demonstre que o período que ele ficará na sala será muito bom.


Esteja atento
Cada criança é única e possui particularidades, por isso a sua atenção e dedicação ao seu filho é imprescindível neste momento. Esteja disponível para ouvir, ajudar, apoiar e acompanhar as novas exigências e os desafios que este momento proporciona.

Deixe seu comentário

* Nome:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (URL do site com http://)
* Comentário:
Digite o código da imagem acima